O Derbake

O derbake é um instrumento de percussão de origem árabe. Difícil saber o país exato de origem, pois os instrumentos musicais estão ligados a épocas muito antigas do homem.

Brasil, se diz “Derbake”
Turquia, se diz “Darbuka”
Egito, se diz “Tabla” ou “Tabl”
Marrocos, se diz “Doumbek”
E alguns outros nomes pra tantos outros países árabes….

Na música árabe, é o principal instrumento, é o carro-chefe, é o tenente. É o instrumento que mais enriquece um ritmo pelo fato de inúmeras combinações de enfeites que se é possível executar. Requer do músico muita destreza para tocar rápido e com qualidade sonora. Os timbres são muito acentuados e denuncia na hora se o músico der uma escorregada.

Os derbakes versão moderna são feitos de alumínio. Seu corpo todo é composto de uma coroa e uma base. A afinação se dá por parafusos que pressionam a coroa contra a base, ajustando a pele que fica entre elas.
Os antigos não saíram do mercado. São feitos de cerâmica, sendo uma peça só. A pele pode ser amarrada ou colada na base. A afinação se dá por aquecimento da pele, numa fogueira, no gás do fogão ou no secador de cabelo 😉

Três são os principais toques no derbake, são eles:
“Dum”. Batida grave
“TÁ”. Batida aguda
“SAK”. Batida espalmada
Outros toques são combinações de movimentos e golpes, que produzem outros sons. Inúmeros são os tipos de sons que se consegue no derbake.

Exemplo de derbake de alumínio

 

Exemplo de derbake de cerâmica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba como escolher um bom derbake para comprar: